Texto na “Revista U” N.º 19

O segundo e talvez último texto que publiquei na Revista U, pertença do jornal A União,  e que é publicada às segundas-feiras. Neste número 19, de 23 de Julho de 2012, escrevo sobre o compositor Marcos Portugal, de quem este ano se comemoram os 250 anos do nascimento. Este é mais um dos pequenos textos da série Uma Nota Biográfica, sobre compositores portugueses.

Portugal é um dos mais destacados compositores portugueses na transição do século XVIII para o século XIX, tendo as suas óperas grande sucesso um pouco por toda a Europa. Foi maestro no Teatro do Salitre, Teatro de São Carlos, e mestre da Capela Real. Apesar de ter permanecido em Portugal aquando das Invasões Francesas e tendo-se mudado a família real para o Brasil, para aí se desloca em 1811, assumindo o posto de mestre da capela real e do Teatro de São João no Rio de Janeiro.

Tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>