Texto no “A União” 10-05-2012

Texto publicado no jornal A União (diário que se publica em Angra do Heroísmo) sobre o compositor napolitano, radicado em Portugal, David Perez (711-1778) de quem, no passado ano se comemoraram os 300 anos do nascimento.

Perez foi uma das figuras da música em Portugal na segunda metade do século XVIII, tendo, entre outras actividades, um papel importantíssimo na actividade operática. Foi a sua ópera Alessandro nell’Indie que inaugurou a célebre Ópera do Tejo em 1755, a escassos meses do apocalíptico Terramoto de 1de Novembro desse mesmo ano.

Como sugestão, um vídeo recentemente adicionado ao YouTube dos Responsórios de Natal (1756) de David Perez. Neste, encontramos o primeiro responsório, Hodie Nobis Caelorum, pelo Ludovice Ensemble, dirigido por Miguel Jalôto. Estes responsórios, assim como outra música para o Natal de compositores setecentistas, foram feitos em concerto por este ensemble em Dezembro último.

Tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>