Sobre o ‘Roteiro Cultural dos Açores’

«O lançamento do Roteiro Cultural dos Açores, uma edição da Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, terá lugar na próxima sexta-feira, dia 11 de maio, pelas 18h00, no Pavilhão da APEL, no decorrer da Feira do Livro de Lisboa.

Presentes neste evento estarão o Diretor Regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, o coordenador científico do projeto, António Machado Pires, que fará, igualmente, a apresentação da obra, e o Diretor do Centro Nacional de Cultura, instituição responsável pela produção da mesma, Guilherme d’Oliveira Martins.

O Roteiro Cultural dos Açores congrega 28 artigos, assinados por reputados especialistas, acerca de diversos temas relativos aos Açores. Os primórdios da descoberta e do povoamento, o património histórico, subaquático e reconhecido pela UNESCO, a biodiversidade e a vulcanologia, os recursos naturais e marinhos, a arquitetura tradicional, civil, religiosa e militar, as instituições autonómicas, culturais e a universidade, o caráter religioso, as crenças e as festas populares, as personalidades mais marcantes da cultura, o artesanato, a gastronomia, o chá e a tauromaquia constituem o variado leque de temas abordados neste volume.

A diversidade e a qualidade dos textos que compõem o Roteiro Cultural dos Açores são, precisamente, dois dos aspetos realçados pelo Diretor Regional da Cultura, Jorge Bruno, que, ao referir-se a esta obra, afirma:

“Este é mais um importante instrumento de divulgação cultural, dirigido ao público em geral, mas com a particularidade de integrar textos, cujo conteúdo ultrapassa o mero caráter informativo, porquanto são escritos por autores especialistas nos vários temas, sobre eles oferecendo reflexões com elevado interesse e até com nível ensaístico. Por esta razão, este Roteiro também se dirige a um público mais exigente, que pretenda um contato mais profundo e uma experiência mais enriquecedora, de caráter pragmático, mas também formativo, em termos culturais, contribuindo também assim para potenciar os Açores como destino privilegiado do turismo cultural.”» – GaCS/DRaC

Foi nestes termos que, no passado dia 10 de Maio, foi anunciado no site do Governo dos Açores o lançamento do Roteiro Cultural dos Açores, colecção de “28 artigos, assinados por reputados especialistas, acerca de diversos temas relativos aos Açores”.

Parece-me uma mais valia para o conhecimento cultural deste arquipélago. Contudo, e enquanto musicólogo, parece-me (ainda não vi o índice do livro) que, mais uma vez, a música – uma das mais fortes manifestações culturais em qualquer sociedade – ficou mais uma vez esquecida, como já vem sendo hábito. É realmente uma palavra de incentivo aos músicos, compositores e musicólogos que têm vindo a criar e estudar sobre a sua Região.

Aguardo para ver o conteúdo dos “28 artigos” que, partindo da notícia divulgada, parecem-me incidir somente sobre temas relacionados unicamente com a cultura açoriana, o que é importantíssimo.

Tagged , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>