Ensemble da Sé de Angra, September 20

20 de Setembro de 2012 | 18:00 | Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo

Concerto comentado

Polifonia Sacra Portuguesa dos Séculos XVI & XVII

Obras de Manuel Mendes, Manuel Cardoso e Estêvão Lopes Morago.

Os séculos XVI e XVII correspondem à idade de ouro da história musical portuguesa. Durante este período desenvolveu-se uma prática musical complexa, baseada numa tradição polifónica latina, fortemente influenciada pela Contra-Reforma. Grandes centros musicais como Lisboa, Évora, Coimbra e Braga, para além de uma prática musical residente, também exportaram músicos para Espanha, Itália e América do Sul. Compreender o contexto e funcionamento deste repertório é o objectivo deste concerto comentado, que incide sobre três compositores ligados à Sé de Évora: Manuel Mendes, que foi mestre da claustra, Manuel Cardoso e Estêvão Lopes Morago, ambos alunos na claustra e que se tornaram mestres de capela no Convento do Carmo (Lisboa) e na Sé de Viseu respectivamente.

Luís C. F. Henriques | comentários

Luís Henriques nasceu na Fajãzinha, Ilha das Flores. É licenciado em Musicologia pela Universidade de Évora, onde estudou com Christopher Bochmann, João Pedro d’Alvarenga, Filipe Mesquita de Oliveira, Vanda de Sá, José M. Bettencourt da Câmara, Benoît Gibson, Amílcar Vasques Dias e Eduardo Lopes entre outros. Foi membro fundador do Ensemble Vocal Manuel Mendes, dirigido por Christopher Bochmann assim como coralista no Coro Polifónico Eborae Musica, dirigido por Pedro Teixeira, para os quais preparou edições de obras feitas por ambos os agrupamentos. Participou, entre 2006 e 2010, nas Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora, tendo trabalhado com musicólogos e directores como Owen Rees, Bernadette Nelson, Rui Vieira Nery, Peter Philips, Graham O’Reilly, Armando Possante, Pedro Teixeira, Paulo Lourenço, Paul Van Nevel.

O seus interesses de investigação centram-se na música vocal sacra de tradição latina dos séculos XVI, XVII e XIX assim como na música nos Açores. Tem em curso o projecto de catalogação do fundo musical do Arquivo Capitular da Sé de Angra e publicação conjuntamente com uma colecção de estudos sobre a música na Sé de Angra. Tem estudado também a arte organeira no arquipélago assim como a música sacra feita na Ilha do Faial, mais concretamente a capela da Matriz da Horta. Para além destes projectos, tem também feito investigação sobre música na Sé de Évora durante o século XVII.

Ensemble da Sé de Angra

Este agrupamento foi criado no âmbito das actividade do Coro [litúrgico] da Sé Catedral de Angra. Fez a sua estreia a 16 de Junho de 2012 na cerimónia de lançamento do triplo-CD do Coro da Sé de Angra “Música Sacra Portuguesa Século XIX: Arquivo Capitular da Sé de Angra”. Participou também no Festival “Música Ibérica Séculos XVI & XVII”, que decorreu em Angra do Heroísmo e Praia da Vitória de 28 de Julho a 5 de Agosto de 2012. A este grupo, formado por elementos do Coro da Sé, pertencem Carolina Barbosa, superius; Ana Sousa, altus; Jorge Barbosa, bassus e Luís Henriques, tenor, que também tem a seu cargo a direcção. A sua principal linha orientadora é a divulgação de repertório sacro de origem portuguesa, sobretudo a polifonia sacra dos séculos XVI e XVII, de compositores menos conhecidos, como é o caso de Manuel Mendes e Estêvão Lopes Morago.

 

Tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>