Concerto Comemorativo dos 15 Anos do CESEM

8 de Dezembro de 2012 | 18:00 | Palácio da Foz, Restauradores (Lisboa)

Concerto Comemorativo dos 15 Anos do CESEM: Sons da Nova Musicologia: Investigar e (Re)Criar

Participação de intérpretes do CESEM e do coro de estudantes Romanos Melodos (Departamento de Ciências Musicais da FCSH-UNL

O Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical foi fundado em 1997 pelo Prof. Doutor Mário Vieira de Carvalho na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde então tem-se afirmado como uma das mais multifacetadas e produtivas unidades de investigação universitárias dedicadas às artes, reunindo actualmente cerca de 90 pesquisadores de todo o país, dos quais 40 doutorados. Os vários projectos de investigação terminados ou em curso, as centenas de comunicações científicas e artigos publicados e as dezenas de livros que o CESEM tem apoiado alteraram significativamente a face das Ciências Musicais em Portugal, justificando-se a comemoração destes 15 anos de actividade com um concerto onde convivem música antiga e contemporânea, música nacional e internacional, música vocal e instrumental, intérpretes consagrados e jovens estudantes.

João Cordeiro da Silva (c. 1735-depois de 1808) – compositor e organista português, bolseiro em Nápoles, depois ligado à corte real assim como à Real Capela da Ajuda. Autor de 10 óperas, várias obras religiosas e peças instrumentais.

Jorge Peixinho (1940-1995) – compositor, pianista, professor, teve um papel ímpar na divulgação da música contemporânea em Portugal e da música portuguesa no estrangeiro, líder e um dos fundadores do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.

Francisco Monteiro – pianista, compositor e musicólogo, professor adjunto da Escola Superior de Educação do IPL do Porto, doutorado em Música contemporânea pela Universidade de Shefield (RU). Investigador do CESEM.

Mário Trilha – Diplomado em piano pela Universidade de Música do Rio de Janeiro, mestre em cravo pela Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha), Medaille d’or em cravo pelo Conservatório Nacional de Rueil-Malmaison (Paris, França) e Doutor em Música pela Universidade de Aveiro. Investigador do CESEM.

O repertório apresentado na segunda parte do concerto resulta do trabalho realizado no âmbito da disciplina Prática Musical – Músicas do Mundo, Práticas corais russas (prof. Svetlana Poliakova), do Curso de licenciatura do Departamento de Ciências Musicais da FCSH, Universidade Nova de Lisboa, e da iniciativa do coro académico “Romanos Melodos” com a sede na FCSH.

As peças musicais escolhidas para o concerto, transmitem uma imagem da riqueza histórica e étnica (canto grego, russo e georgiano) do canto litúrgico do rito bizantino, desde a mais antiga camada da tradição russa, znamenny, apresentada na sua versão monódica e polifónica, até às obras de compositores contemporâneos Arvo Pärt (Estónia) e Ivan Moody (Inglaterra – Portugal).

Ivan Moody – compositor, maestro e musicólogo, sacerdote ortodoxo, do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla; actualmente investigador do CESEM e presidente da International Society for Orthodox Church Music.

Svetlana Yurievna Poliakova – professora na FCSH, formada pelo Conservatório Superior Tchaikovsky de Moscovo e doutorada pela Universidade Nova de Lisboa, com a especialização em música sacra bizantina. Investigadora do CESEM.

Programa

1ª parte

Palavras iniciais de evocação dos 15 anos do CESEM: Mário Vieira de Carvalho (Presidente) e Manuel Pedro Ferreira (Director executivo).

12 Minuetos de João Cordeiro da Silva, Minueti per Cembalo del Sig. Giovanni Cordeiro da Silva P-Ln MM.69//10.
Mário Marques Trilha, cravo

Francisco Monteiro: “Marcha Fúnebre” (2011) Primeira audição.
Jorge Peixinho: “In Folio – para Constança”
Francisco Monteiro, piano

2ª parte

“Rei dos Céus”, canto znamenny russo
Grande Litania, S. Smolensky
Hino de Querubins, cantochão russo
“Verdadeiramente é digno”, canto grego
Hino de Querubins, cantochão georgiano
Aleluia, canto znamenny russo a 3 vozes
Kyrie eleison, canto grego
“Rejubila Virgem Mãe de Deus”, cantochão russo
Vecheri Tvoeia, Ivan Moody
“Rejubila Virgem Mãe de Deus”, Arvo Pärt

Coro Académico “Romanos Melodos”, dir. Svetlana Poliakova

Tagged . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>